Cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva estão sendo cumpridos na manhã desta terça-feira (19) no município de Cabedelo, na Grande João Pessoa. A ação foi deflagrada pela Polícia Federal na Paraíba e estão entre os alvos o prefeito Vitor Hugo e o prefeito eleito André Coutinho.
Por meio de nota, Vitor Hugo registrou que está tranquilo e à disposição para prestar esclarecimentos às autoridades e negou qualquer envolvimento com os fatos investigados. Já André Coutinho destacou a sua "confiança na Polícia Federal e na Justiça Eleitoral" e se colocou à disposição para contribuir com as autoridades nas investigações. Ele disse esperar que, no tempo oportuno e nos autos do processo, as dúvidas sejam sanadas.
A ação é um desdobramento da operação "En Passant", que foi inicialmente realizada em 18 de outubro, após as eleições municipais, e que investiga a influência de grupos criminosos no pleito daquele município. Naquela oportunidade, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, com a coleta de provas que conduziram à realização da segunda fase.
De acordo com as investigações, uma facção criminosa, por meio do controle territorial, estaria exercendo influência sobre eleitores em troca de nomeação de pessoas para cargos comissionados e outras formas de influência política.
Existe a suspeita de cometimento dos crimes de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto, lavagem de dinheiro e peculato.
As provas reunidas vão agora ser analisados e posteriormente apresentadas à Justiça Eleitoral.
Fonte: Da redação