????????"Eu gosto de participar porque é muito legal, e o São João é muito divertido pra mim". É assim que a Anahi Mikaely, de 9 anos, se sente nas festas juninas. Neste ano, ela foi a primeira dançarina a chegar para participar da maior quadrilha junina do Brasil
O título conquistado nesta quinta-feira (13), é o 10º consecutivo que Campina Grande, cidade conhecida por fazer o "Maior São João do Mundo", recebe. O município também bateu o recorde de maior bolo de milho do país - com 655 kg e quase 48 metros.
Desta vez, 2.560 quadrilheiros participaram do evento, que acontece no Parque do Povo, local que concentra a maior parte dos festejos juninos da cidade paraibana. No ano passado, 2.142 pessoas participaram do "quadrilhão". A contagem é feita pela empresa Rank Brasil.
A metodologia de acompanhamento da quantidade de pessoas é simples e eficaz. Um membro da equipe conta um por um dos integrantes. O local é fechado e ninguém pode entrar ou sair pra não haver repetição na contagem.
O "quadrilhão", como o movimento é chamado, reúne dançarinos de todas as idades e gêneros.
O principal critério de avaliação é a quantidade de pares. Neste ano, foram 1.280 casais, que não precisam ser formados necessariamente por um homem e uma mulher. O que importa é só ter uma companhia para dançar e participar dessa grande brincadeira.
O título, claro, foi embalado ao som do ritmo mais querido nas festas juninas nordestinas, o forró.
Maior bolo de milho do Brasil, na pirâmide do Parque do Povo, em Campina Grande
O bolo de milho é um ícone quando o assunto é comida típica de São João. Em Campina Grande, a receita pesa 655 kg e mede quase 48 metros.
E foi isso que, neste ano, fez com que o município batesse pela 3ª vez o recorde de maior bolo de milho do Brasil.
Para que não restem dúvidas e curiosidades, para produzir o maior bolo de milho do Brasil são necessários:
Depois de montado, pesado e medido, o bolo é distribuído para quem está no Parque do Povo.
Neste ano, assim como nos anteriores, a distribuição aconteceu para os dançarinos do "quadrilhão".
Por outro lado, a preparação começa bem antes do bolo ser devorado. Na padaria onde a receita é preprada, o trabalho é duro e começa quatro dias antes. Ao todo, seis pessoas participam da produção.
Os produtos, sem dúvidas, são de ótima qualidade. Mas o maior bolo de milho tem ingredientes especiais, que não podem ser comprados.
"Primeiramente a dedicação e o amor pelo o que a gente faz", reforçou o confeiteiro Eduardo Alves.
Anahi Mikaely na maior quadrilha junina do Brasil, em Campina Grande, na Paraíba — Foto: Bruna Couto / g1
Fonte: Da Redação