A Energisa Paraíba realizou 599 inspeções no Sertão da Paraíba com foco no combate ao furto de energia e ligações clandestinas. Na ação, a Polícia Civil prendeu quatro pessoas pelo crime previsto no Código Penal, no art. 155 e art. 171, com pena de reclusão e multa. A fiscalização teve início na última terça-feira (20) e aconteceu em Patos, QuixabĂĄ, Malta e São José do Bonfim.
Durante as fiscalizações, as equipes flagraram mais de 140 ligações irregulares e a Polícia Civil executou quatro ordens de prisão pelos furtos de energia. Para essa operação, foram envolvidos 50 colaboradores da Energisa e da Polícia Civil. No total, a energia recuperada em estabelecimentos comerciais e residenciais foi de 87.000 kW, o suficiente para atender 70 residĂȘncias durante seis meses.
A Energisa destaca que, além de crime, o desvio de energia coloca a vida das pessoas em risco, pois essas ligações podem provocar não só a queima de equipamentos, mas também curtos-circuitos e incĂȘndios. A prĂĄtica também sobrecarrega a rede de distribuição, jĂĄ que a rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia.
"É importante reforçar que o furto de energia prejudica os demais clientes, pois a energia desviada sobrecarrega a rede, provocando quedas ou oscilações de energia e queima de transformadores, por exemplo", explica o coordenador de medição e combate a perdas da Energisa Paraíba, Edivaldo Brandão.
Como denunciar
A Energisa informa que fiscaliza com frequĂȘncia a rede elétrica para constatar irregularidades, mas aponta que as denúncias também são fundamentais para combater os atos criminosos. Ligações clandestinas e fraudes nos medidores podem ser denunciadas de forma anônima pelo telefone 0800 083 0196 ou pelo WhatsApp, pelo site www.gisa.energisa.com.br e pelo aplicativo Energisa On. A denúncia é anônima.
Fonte: Da Redação