Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

líder indígena em Brumadinho

Cacique Merong Kamakã, é encontrado morto

Merong Kamakã Mongoió nasceu na cidade de Contagem, e liderava ações em prol da defesa dos territórios da comunidade Kamakã Mongoió.


cacique mineiro Merong Kamakã Mongoió, líder da retomada Kamakã Mongoió, que fica em Casa Branca, Brumadinho, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (4).

De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Merong liderava ações em defesa dos territórios de outras comunidades, como a Kaingáng, Xokleng e Guarani.

A princípio, a Polícia Militar informou trata-se de um caso de suicídio. O g1 procurou a Polícia Civil de Minas Gerais para saber detalhes da investigação e aguarda retorno da instituição.

A Funai lamentou o falecimento do cacique e se solidarizou com familiares e amigos.

Cacique Merong Kamakã Mangoió — Foto: Reprodução

"O líder indígena nasceu em Contagem (MG) e, na infância, foi morar na Bahia. Para o cacique, a terra significava vida e espiritualidade, razão para defendê-la ao máximo e em qualquer circunstância", disse a Fundação em nota.

A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) também lamentou a perda da liderança mineira. Segundo a parlamentar, em uma das conversas, Mergon afirmou que a campanha da deputada foi um "processo de cura".

"Merong continuará vivo em nossos corações e na nossa luta, pois a luta é o que nós temos de herança. Me solidarizo com a família e me coloco à disposição para o que for preciso. Estamos juntos", afirmou.

O corpo do cacique Merong deverá chegar deve ser sepultado na manhã desta quarta-feira (6), em Brumadinho.

Da Redação com g1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!