A estátua de Jesus Cristo que está sendo contruída na cidade de Pilar, a 34 km de Maceió, começa a ganhar forma. Quem passa pelo local da construção já consegue ver a cabeça do monumento, projetado para ser o maior Cristo do mundo, com 70 metros de altura, equivalente a um prédio de 23 andares. A estátua terá o dobro da altura do Cristo Redentor do Rio de Janeiro.
No ranking mundial, atualmente, a maior estátua de Cristo fica na Polônia, o Cristo Rei, com 52 metros de altura. Ela foi inaugurada em 2010 e pesa 440 toneladas.
O Cristo de Pilar começou a ser construído há cerca de 2 anos e a previsão é de que seja entregue até o final de 2024. O monumento, que vai retratar Jesus ressuscitado, é assinado pelo escultor cearense Markus Moura, o mesmo que fez a estátua do Cristo na cidade de Encantado (RS), com 43,5 metros, e atualmente considerada a maior do Brasil.
O monumento alagoano terá 3 mil toneladas, ao custo de R$ 12,2 milhões, recursos próprios da prefeitura. O projeto prevê um elevador interno, que levará o público a um mirante de vidro localizado no coração do Cristo, possibilitando uma vista do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba
O artista cearense está morando em Pilar, onde está esculpindo a estátua. Ele lidera uma equipe de cinco profissionais, entre auxiliares, soldadores e armadores. Ao todo, as obras mobilizam quase 50 trabalhadores, incluindo os operários da construtora responsável pela base e tronco da escultura.
Além do rosto, a base da estátua também já pode ser observada por quem visita o Complexo Cultural e Religioso Dilma Canuto, localizado no Alto do Santo Cruzeiro, porque a construção acontece no mesmo local onde ficará o Cristo depois de pronto.
A prefeitura informou que o nome do Cristo será escolhido pelos moradores da cidade.