O Flamengo abriu uma ótima vantagem na final do Campeonato Carioca com a vitória deste sábado (30) por 3 a 0 sobre o Nova Iguaçu, no Maracanã, na partida de ida da decisão estadual.
Pedro, com dois gols, liderou o triunfo do Rubro-Negro, que não conquista o título desde 2021. O segundo gol do atacante, inclusive, foi o de número 13 mil na história do clube. Ronald, contra, fechou o placar.
As equipes voltam a se enfrentar no próximo fim de semana, domingo (7), pelo jogo de volta da final do Carioca, novamente no Maracanã.
O Flamengo pode até perder por dois gols de diferença que conquistará o Estadual pela 38ª vez em sua história. Uma vitória por três gols de diferença do Nova Iguaçu levará a decisão para os pênaltis, enquanto um placar mais elástico garante o título para o Laranjão.
Antes, porém, o time do técnico Tite tem compromisso pela Copa Libertadores. Os tricampeões estreiam terça-feira (2) na competição contra o Millonarios, na Colômbia.
O Flamengo começou forte pelo lado esquerdo, com Everton Cebolinha arriscando jogadas individuais. Aos quatro, o camisa 11 driblou Yago e finalizou com perigo. Pulgar e Luiz Araújo tiveram chances, mas quem obrigou Fabrício, goleiro do Nova Iguaçu, a trabalhar, foi Pedro, aos 10, desviando de letra o escanteio de Cebolinha. Na sequência, Fabrício Bruno acertou a trave.
O time de Carlos Vítor não abriu mão de suas características e tentou jogar. Na velocidade de Bill, o Laranjão encaixou alguns contra-ataques, mas as conclusões não foram boas. O centroavante Carlinhos — que defenderá o Flamengo após o Carioca — tentou de cabeça e de fora da área, mas as finalizações não assustaram Rossi.
Ocupando o campo de ataque com todos os atletas de linha, o Rubro-Negro abriu o placar aos 20 minutos. Ayrton Lucas se lançou à área e foi derrubado. Na cobrança de pênalti, Pedro deslocou o goleiro do Nova Iguaçu e colocou o Flamengo em vantagem: 1 a 0! Foi o décimo gol do camisa 9, artilheiro isolado do Campeonato Carioca.
Na frente do placar, o time de Tite passou a cadenciar a partida e minimizar os riscos. Mesmo assim, foram os goleiros que evitaram mais gols antes do intervalo. A principal chance do Flamengo foi com Pedro, aos 41. Em vacilo de Maicon, Luiz Araújo deixou o camisa 9 cara a cara com Fabrício, que defendeu em dois tempos.
O Nova Iguaçu também ameaçou a meta de Rossi, que entrou em campo com uma série histórica de 11 jogos sem sofrer gols. Aos 45, Yan arriscou de fora da área e obrigou o goleiro do Flamengo a fazer uma boa defesa. No escanteio, Sergio Raphael se antecipou ao camisa 1, mas o desvio de cabeça não teve a direção do gol.
No último lance do intervalo, Pedro chegou a balançar a rede após desvio de Arrascaeta, mas o impedimento do centroavante foi marcado após revisão do VAR.
Na etapa final, não demorou para Pedro ter nova oportunidade. Aos nove minutos, Luiz Araújo lançou Cebolinha, que foi à linha de fundo e deixou tudo mais fácil para o camisa 9. Com um único toque, o artilheiro marcou pela segunda vez na partida, ampliando a vantagem do Flamengo: 2 a 0 e 11º gol do artilheiro no Estadual.
O Flamengo passou a atuar de forma confortável diante de um Nova Iguaçu que já não conseguia mais ameaçar a meta de Rossi. Até o apito final, o time de Tite até teve oportunidades de ampliar. Aos 32, Pedro tinha tudo para fazer o terceiro após jogada individual, mas Ronald se "antecipou" e jogou contra a própria rede: 3 a 0!
Coube ao time de Tite administrar a vantagem enquanto os mais de 40 mil rubro-negros presentes já ensaiavam a festa pelo título encaminhado. Ao término do jogo, muitos aplausos ao time que completou 12 partidas consecutivas sem sofrer um único gol, uma série histórica no clube da Gávea.
Nova Iguaçu
Fabrício Santana; Yan (Matias), Gabriel Pinheiro, Sérgio Raphael (Ronald) e Maicon (Sidney); Igor (Fernandinho), Albert, Bill e Yago; Xandinho (Alegria) e Carlinhos – Técnico: Carlos Vítor.
Flamengo
Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Igor Jesus), De La Cruz (Allan) e Arrascaeta (Matheus Gonçalves); Luiz Araújo (Victor Hugo), Everton Cebolinha (Bruno Henrique) e Pedro – Técnico: Tite.
Gols: Pedro (20"/1ºT e 9"/2ºT), do Flamengo, e Ronald (contra, 32"/2ºT), do Nova Iguaçu
Cartão amarelo: Albert e Igor (NIG); Varela e Erick Pulgar (FLA)
Cartão vermelho: Não houve
Renda e público: R$ 3.853.735,50 / 39.739 pagantes /43.778 presentes
Motivo: 1º jogo da final do Campeonato Carioca
Data e hora: 30 de março de 2024, às 17h
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Alex Gomes Stefano
Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Thiago Rosa de Oliveira Esposito
Árbitro de vídeo: Rodrigo Carvalhaes de Miranda
Fonte: Da Redação com CNN Brasil