A casa de shows UP Garden, que desabou durante um evento privado na noite deste domingo (29), não tinha alvarĂĄ de funcionamento e o Habite-se. A informação foi confirmada à imprensa pelo secretĂĄrio de planejamento da Prefeitura de João Pessoa, Ayrton Falcão. Dezenas de pessoas ficaram feridas e precisaram ser levadas para o hospital após o telhado de uma estrutura desabar.
O j1 entrou em contato com a defesa da casa de shows, mas não obteve retorno até a Ășltima atualização desta matéria. Na tarde de segunda-feira (29), o estabelecimento afirmou que a responsabilidade pela realização do evento não é deles, porque apenas locaram o espaço fĂsico.
O cantor Gustavo Sagaiz comemorava seu aniversĂĄrio no local quando o incidente aconteceu. Em nota, a defesa do artista afirma que todas as normas pĂșblicas e contratuais foram respeitadas, sendo a casa de shows responsĂĄvel pelo ocorrido.
Mais de 60 pessoas feridas chegaram a ser encaminhadas a ao menos quatro hospitais de João Pessoa - Hospital de Trauma, Ortotrauma de Mangabeira, Hospital da Unimed e Hospital Nossa Senhora das Neves. Mas o nĂșmero de feridos pode ser muito maior, uma vez que o Samu informou que algumas pessoas chegaram a ser atendidas no local e foram liberadas.
Estrutura de casa de shows desaba e deixa dezenas de feridos em João Pessoa
Dois homens e duas mulheres seguem internados no Hospital de EmergĂȘncia e Trauma da capital paraibana, de acordo com boletim médico da unidade hospitalar no inĂcio da manhã desta terça-feira (30).
Veja como ficou a estrutura da casa de shows que desabou em João Pessoa
Na manhã dasegunda-feira (29), uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar da ParaĂba foi até o local do acidente. Nenhum responsĂĄvel pelo espaço foi localizado e não foi apresentado alvarĂĄ de funcionamento ou documento que autorizasse a realização do evento. Assim, o local foi fechado por tempo indeterminado.
Depois, a assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros confirmou que a casa Up Garden Altiplano estava irregular e não tinha autorização para realizar eventos.
De acordo com o tenente-coronel Aragão, do Corpo de Bombeiros, a casa de shows jĂĄ havia sido fiscalizada, notificada e autuada no mĂȘs de dezembro, quando foi realizado um outro evento no local. A multa aplicada foi no valor de R$ 4 mil.
Segundo ele, é de responsabilidade do proprietĂĄrio do local dar entrada em um pedido de vistoria com uma antecedĂȘncia mĂnima de dez dias quando vai ser realizado algum evento provisório, como uma festa ou show. Isso, no entanto, não havia sido realizado para o evento deste domingo.
"Em cada evento foi orientando que ele deveria solicitar a vistoria técnica. O proprietĂĄrio estava ciente do que deveria ter feito", afirmou o tenente-coronel.
O corpo de Bombeiros também identificou descumprimento das as normas de segurança contra incĂȘndio e pânico.
Fonte: Da Redação