Lula chegou ao Cairo mais cedo. No Egito, ele começa um giro de viagens oficiais pela Ăfrica. Depois, o presidente vai para a Etiópia.
Lula também visitou as Pirâmides de Gizé em viagem oficial em 2003, no primeiro ano de seu primeiro mandato como presidente. Ele estava acompanhado da então primeira-dama Marisa Letícia, que faleceu em 2017.
O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva e a então primeira-dama, Marisa Letícia, nas Pirâmides de Gizé em 2003 — Foto: Antonio Milena/AgĂȘncia Brasil
Egito e Etiópia passaram a integrar o Brics neste ano. O grupo, que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo, conta com a presença do Brasil desde a fundação. O governo brasileiro apoiou a ampliação e a entrada dos dois países africanos.
Lula e Janja visitam a esfinge, no Egito — Foto: Ricardo Stuckert/PR
Segundo o Itamaraty, a agenda de Lula no Cairo, na quinta-feira (15), prevĂȘ duas reuniões com o presidente egípcio, Abdel Fatah Al-Sisi. Uma dessas reuniões serĂĄ privada (entre os dois e intérpretes) e uma serĂĄ ampliada (da qual costumam participar integrantes dos dois governos).
Devem integrar a comitiva brasileira, além de Lula e Janja, o chanceler Mauro Vieira, o assessor especial de Lula Celso Amorim e a ministra da CiĂȘncia e Tecnologia, Luciana Santos.
Em comunicado divulgado à imprensa nesta terça, o Ministério das Relações Exteriores informou que os dois presidentes discutirão nos encontros as mudanças climĂĄticas e a guerra entre Israel e o Hamas.
A guerra começou em outubro do ano passado, após o grupo terrorista atacar Israel. Milhares de pessoas morreram na região. Desde que o conflito começou, o Brasil repatriou cerca de 1,5 mil cidadãos que estavam na região de conflito e pediram ajuda ao governo para retornar ao país.
Desse grupo, 115 eram brasileiros que viviam na Faixa de Gaza — que faz fronteira com o Egito — e só puderam retornar ao país após o Egito abrir as fronteiras.
Fonte: Da Redação com g1