anuncie aqui
Lar um novo tempo

Apple é processada pelo Departamento de Justiça dos EUA por supostas violações antitruste

Departamento dos EUA acusa a segunda empresa mais valiosa do mundo de violar as leis antitruste.

Por J1 em 21/03/2024 às 16:53:17

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) está processando a Apple, acusando a fabricante do iPhone de violar as leis antitruste.

A ação, movida hoje no Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Nova Jersey, alega que a Apple está "mantendo ilegalmente um monopólio" sobre o mercado de smartphones, prejudicando desenvolvedores e consumidores. Controlar os rivais e restringir essa concorrência em sua plataforma proporcionaria menos concorrência e opções para os consumidores.

O DOJ alega que a Apple empregou uma estratégia anticompetitiva que prejudica os consumidores com preços mais altos e "menos inovação", como explicou hoje o procurador-geral Merrick Garland em entrevista coletiva. Garland também fez referência a outras práticas anticompetitivas, como o "imposto da loja de aplicativos" de 30%, que tem sido um tema quente de discórdia desde 2020, e as "bolhas verdes" que significam quando um usuário de iPhone recebe uma mensagem de um smartphone Android. proprietário.

O comentário da "bolha verde" é interessante porque a Apple anunciou no final do ano passado que lançaria RCS ou Rich Communication Services em iPhones no próximo ano. No entanto, a empresa foi vaga sobre como funcionará, mas disse que isso não significa que estava "abrindo o iMessage" para outras plataformas. Para quem não está familiarizado com o RCS, é um padrão de mensagens usado para telefones Android, algo que a Apple tem resistido em apoiar, a tal ponto que os concorrentes de smartphones Google e Samsung brincaram com a Apple pela falta de RCS nos iPhones.

Um porta-voz da Apple forneceu uma declaração ao IGN sobre o anúncio de hoje. Você pode conferir isso abaixo.

O histórico da Apple com legislação antitruste

Não seria a primeira vez que o DOJ abriu uma ação judicial contra a empresa sediada na Califórnia por violar as leis antitruste. Em 2012, o DOJ e 33 estados dos EUA processaram a Apple e um grupo de editoras por conspirarem para aumentar o preço dos e-books; um ano depois, um juiz considerou a fabricante do iPhone culpada de violar a lei antitruste.

No entanto, o processo de hoje é interessante porque a Apple foi, até este ponto, a única das quatro empresas de tecnologia que o DOJ não processou depois que Apple, Amazon, Google e Meta foram citadas em um relatório de 2020 sobre antitruste de tecnologia publicado pelo Subcomitê Antitruste da Câmara. O relatório de mais de 400 páginas criticou estas quatro empresas tecnológicas por violarem diversas leis antitruste, desde a compra de concorrentes até à consolidação e preferência dos seus serviços, entre outras coisas.

Nos últimos anos, a Apple e o Google enfrentaram uma investigação sobre como mantêm sua plataforma longe da concorrência. Mais notavelmente, ambas foram processadas ??pela criadora de Fortnite, a Epic Games, acusando as duas empresas de comportamento antitruste em seus aplicativos no iOS e na Google Play, embora os resultados tenham variado.

Comunicar erro
Radio Plenitude de Deus

Comentários

Banner governo